quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prevenção do Câncer de Mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

O Câncer de Mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido, e de forma desordenada. Como muitos cânceres, tem fatores de risco conhecidos, como Idade, Exposição à radiação, ingestão de bebida alcoólica em excesso e obesidade. Entretanto, também existem fatores de proteção, que reduzem as chances de desenvolver a doença, como por exemplo, a prática exercício físico regularmente; a realização de exames de mama periódicos, principalmente as pessoas com histórico familiar de câncer; além de uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal.

Alguns vegetais, como as crucíferas (brócolis, repolho, couve e couve-flor), são ricos em Indol-3-Carbinol, composto que contribui para a redução do risco de câncer, pois funciona como um forte antioxidante, protegendo o DNA e as demais estruturas das células.

Para uma proporção preventiva, o ideal seria ingerir grandes quantidades de vegetais crucíferos na dieta diária, porém isto nem sempre é possível. O Indol-3-Carbinol apresenta-se na forma de cápsulas que facilita a suplementação na quantidade diária necessária para promover a atividade anticarcinogênica e a demais atividades (antioxidante e antiaterogênica).

Outros suplementos potencializam as ações do Indol-3-carbinol, como as vitaminas do complexo B (Piridoxina e cianocobalamina), além do ácido fólico.

Outro suplemento importante na prevenção ao câncer de mama é o Omega 3.
Para mais detalhes, converse com um de nossos Farmacêuticos.
 
Janaína Pichara
CRF/PA 2731

Nenhum comentário:

Postar um comentário