quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Chia, a semente do momento!

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, carrega consigo uma série  vantagens para a saúde. Riquíssima em nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta. 

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

A poção diária recomendada equivale a uma colher apenas! 

E com vocês, 5 motivos para consumir Chia:

1.Efeito barriga chapada

A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada.

2.Efeito tira-fome 

A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insoluveis que ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre. Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento.

3.Controla a ansiedade

De acordo com pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a semente de chia reduz os níveis de ansiedade e contribui para o combate à depressão. Isso ajuda a controlar a gula.

4.Rica em Ômega-3, o amigo do coração 

É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão. 

Esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. 

Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes. 

 

 

5.Ajuda a fornecer Proteínas para os músculos.

Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composiçao. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas.

 

 

Quer mais beneficios? A Chia pode proporcionar! Insira já esta poderosa semente a sua dieta e perceba rapidamente os resultados.


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário