terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cuidar do Coração

Cada vez mais pessoas sofrem de doenças cardiovasculares, e esta é uma das principais causas de morte no mundo. O estresse e a qualidade de vida são dois fatores influentes que afetam o bom funcionamento do coração.
Os principais vilões do coração são hipertensão arterial, sedentarismo, cigarro, diabetes, obesidade e colesterol elevado. Contudo é possível detectar todos esses problemas de forma precoce e combatê-los com medidas preventivas capazes de evitar 80% das mortes por doenças cardiovasculares.
Vamos dar destaque a hipertrigliceridemia que faz parte das doenças do grupo do colesterol elevado. Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, usadas como fonte rápida de energia, mas que também podem ser adquiridas nos alimentos da dieta.
O excesso de triglicerídeo no sangue faz com que diminua a concentração de HDL (colesterol bom) e eleva a concentração de LDL (colesterol ruim), aumentando assim os riscos de doenças cardíacas. Os níveis de triglicerídeos, quando acima de 150mg/dL no sangue pós-12 horas de jejum, devem ser controlados basicamente pela redução do peso, reeducação alimentar e exercícios físicos. Caso não haja controle, um médico deverá ser consultado para orientação medicamentosa.
As dicas de mudança nos hábitos de vida são:
- Evite o consumo excessivo de carboidratos simples como açúcar, mel, doces em calda ou doces em geral;
- Evite frituras e alimentos gordurosos;
- Controle o consumo de carboidratos complexos como massas, batatas, pães e biscoitos;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais que ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue;
- Frutas e verdura possuem fibras que ajudam a diminuir a absorção de gorduras no sangue;
- Aumento o consumo de alimentos fonte de ômega-3, encontrado em peixes de águas profundas e frias (salmão, sardinha, bacalhau, arenque, atum, truta) e em menor concentração na soja, castanha e óleo de canola;
- consumo de quitosana, fibra extraída de um crustáceo, quem aumenta a absorção de colesterol quando associado a ingestão adequada de água;
- Atividade física é uma excelente aliada na redução dos triglicerídeo e aumento do HDL colesterol.

Como dito no alto, em caso de persistência de níveis elevados de triglicerídio, um médico deverá ser consultado para maiores orientações sobre medicamentos.

DRA. CAMILA RIBEIRO MOREIRA DA COSTA
CRM: 7678
CARDIOLOGISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário